Instituto de
Estudos da Cultura e Educação Continuada
Edições Virtuais
A Revista CONTEMPORANEIDADE E EDUCAÇÃO é uma publicação do Instituto de Estudos da Cultura e Educação Continuada (IEC), criado em 1993 no Rio de Janeiro.
Definine-se como uma revista de Ciências Sociais e Educação. Em meio às intensas transformações ocorridas na estrutura produtiva e na vida social nas últimas décadas, as funções sociais da educação vêm sofrendo mudanças de monta. Sua análise depende hoje, mais do que no passado, da contribuição das ciências sociais e da filosofia e levanta problemas da áre de saúde mental.
No entanto, embora cada volume pretenda fazer a conexão entre a educação e as ciências da sociedade, isto não significa que os artigos aí incluídos se atenham exclusivamente a ela. Podem dizer respeito a aspectos específicos das ciências sociais e da filosofia, bem como a questões exclusivamente educacionais. O importante é a confluência para uma melhor compreensão do mundo contemporâneo e do papel da educação dentro dele.
CONTEMPORANEIDADE E EDUCAÇÃO se define como uma revista temática, no sentido de que cada número é solicitado a um pesquisador senior sobre um assunto determinado e ele procederá da mesma maneira que na organização de uma coletânea pessoal, com uma média aproximada de 120 páginas. A revista lhe dará créditos como no caso de coletâneas. Seu Conselho Editorial, no entanto, reservou a sua segunda parte para publicação de artigos sobre temas afins, resenhas, notas de pesquisa e – para tanto- a Revista está aberta à colaboração de pesquisadores das áreas contempladas pela interseção que constitui a tônica desta publicação.
Embora semestral, esta Revista se propõe a abrir espaço para números organizados em outros países ou continentes. Ela está sendo retomada como revista virtual organizada pelos autores dos textos.
Edições Virtuais - Clique aqui
Revista Contemporaneidade e Educação
Organizadora: Vanilda Paiva
A imaginação dialética vinte e cinco anos depois
Martin Jay
Para que filosofia?
Olgária Chaim Feres Matos
Adorno e a dialética do nome
José Arthur Giannotti
Comentários de Jorge Matos de Brito e Almeida
(Os custos de um ponto de vista lógico)
Educação, cidadania e força de trabalho
Gero Lenhard
Comentários de Isabel Maria Loureiro
Trabalho, comunicação e subjetividade em Marx e Habermas
Werner Market
Educação e experiência em Adorno
Wolfgang Leo Maar
Filosofia e Revolução no jovem Marcuse
Isabel Maria Loureiro
Notas sobre psicanálise e educação em T. W. Adorno
José Leon Crochik
O "espírito vivo da comunidade"(Walter Benjamim) e a educação dos excluídos
Edelyn Schweidson
Notas sobre educação, dominação e emancipação: a influencia dos educadores frankfurtianos em 1968 e a redescoberta de Sigrifield Bernfeld
Vanilda Paiva
Organizador: Luis Antonio Machado da Silva
Trajetórias ocupacionais, desemprego e empregabilidade. Há algo de novo na agenda dos estudos sociais do trabalho no Brasil ?
Adalberto Cardoso, Luis Antônio Caruso & Nadya Castro
Velhas e novas questões sobre a informalização do trabalho no Brasil atual
Luiz Antônio Machado da Silva - Filippina Chinelli
Flexibilidade: Maior número de micros e pequenas empresas ou manutenção da concentração de forma descentralizada?
Maria Cristina Cacciamalii
Os amores tumultuados entre o Estado e a economia informal
Bruno Lautier
As ligações perigosas. Mercado informal ilegal, narcotráfico e violência no Rio
Michel Misse
Desmitificação das profissões: quando as competências reais moldam as formas de inserção no mundo do trabalho
Vanilda Paiva
Outros Artigos
A escola sitiada: novos padrões de relacionaento entre o meio urbano e a escola publica no Rio de Janeiro
Maria Eloísa Guimarães
Linguagem e Cultura
Acylene Maria Cabral Ferreira
" Abandono escolar : função da escola que temos ?"
Neusa Maria Mendes Gusmão
(resenha de Benevente, A; Campiche, J. ; Seabra, T. ; Sebastião, J. Renunciar à Escola - Abandono escolar no ensino básico. Lisboa, Fim do Século, 1994).
Organizadoras: Eloisa Guimarães e Elizabeth Paiva
Tema Central
Escola e violência nas periferias urbanas francesas
Angelina Peralva
A violência urbana e a escola
Nancy Cárdia
Pequeno relato sobre a cultura da violência no sistema escolar público em Nova York
Peter Lucas
Educação de Massas e Psicanálise
Edelyn Schweidson
Subjetividade repetente
Regina Benevides de Barros
O processo de pauperização docente
Célia Junqueira e Leonardo Muls
O magistério como campo de contradições
Isabel Alice Lelis
A desvalorização social do professorado
Silke Weber
Reforma educativa y zonas de turbulência
Justa Ezpeleta
Organizadora: Jucirema Quinteiro
Carta do Rio de Janeiro pela renovação do ensino fundamental
Mudanças culturais e redifinição do escolar: tensões e buscas
Vera Maria Candau
A formação dos indivíduos a desinstitucionalização
François Dubet
Teorias da ascensão e triunfo da educação de massa
Francisco Ramirez
Revolução Educacional e contradições da massificação do ensino
Vanilda Paiva, Eloísa Guimarães - Elizabeth Paiva - Anna Durão
Multi-educação: problemas de mais uma proposta curricular
Vera de Paula
Rendimento Escolar dos Alunos nas Grandes Cidades
Nilma Santos Fontanive, Rubens Klein
Juventude Urbana Pobre: manifestações públicas e leituras sociais
Ana Maria Q. Fausto Neto, Consuelo Quiroga
Juventud, Cultura y Educación: la practica docente
frente a los desafios de la cultura juvenil
Mariana Salas, Pablo Cifelli
Organizadoras: Filippina Chinelli & Gisélia Potengy
tema central
Educação e Mundo do Trabalho: notas sobre formas alternativas de
inserção de setores qualificados
Vanilda Paiva
Aposentadoria Docente, Crise de Identidade e Reinserção no Mercado de Trabalho
Filipina Chinelli e Célia Junqueira
A Escola como Centro de Redes de Atividades Informais
Elisabeth Paiva e Ana Violeta Durão
A Vivência da Precarização e da Incerteza - Trajetórias de Trabalho e Estilos de Vida na Microinformática
Gisélia Franco Potengy e Elisa Guaraná de Castro
Trabalho e Trabalhadores numa Sociedade sem Empregos
Vera Maria Cândido Pereira
outros artigos
Continuidade ou Mudança de Rumo? O Modelo Alemão de Produção na Encruzilhada
Horst Kern e Michael Schumann
Transição e Crise dos Regimes Salariais Intensivo
Enzo Mingione
Organizadora:Isabel Infante
Tema central
El Dominio del Código Escrito o los Niveles de Alfabetismo: alguns resultados de un estudio en siete países de américa latina
Isabel Infante
Competências Básicas das Populações Jovem e Adulta da Cidade do Rio de Janeiro
Nilma Fontanive, Ruben Klein e Sônia Olesko
Estudio Cualitativo de la Investigación sobre Niveles de Alfabetismo en México
Alejandro García García e Sara Sánches
Dimensões Atitudinais do Alfabetismo
Vera Maaria Masagão Ribeiro
Outro artigos:
Mercado de Trabalho e Reconversão Produtiva: uma revisão da literatura sociológica italiana após os anos70
Paola Cappellin
O Movimento em Direção a Flexibilidade Funcioanal: uma reflexão a partir do setor calçadista gaúcho
Rosana Ribeiro
Trabalho e Educação um Encontro Singular no Canteiro de Obras
Rosa Elia Mirra Barone
A Cisão Interna-Externa da Socieddade. Uma Defesa do Conceito de Exclusão Contra Seu Uso Mistificador
Martin Kronauer
Organizadora: Vanilda Paiva
Virando o Milênio. O mundo em mudança:deslocamento temático no final do século e convivência
com a incerteza
Vanilda Paiva
Emprego e Crescimento do Setor Terciário
Filippina Chinelli e Célia Junqueira
Emprego e Informalidade
Filipina Chinelli e Elizabeth Paiva
Produzindo Novas Identidades: fragmentação do trabalho e do consumo e novos estilos de vida na sociedade contemporânea
Gisélia Potengy, Vanilda Paiva e Elisa Guaraná de Castro
Novos Conteúdos, Nova Forma e Nova Cultura do Trabalho
Filippina Chinelli e Anna Violeta Durão
Gênero, Trabalho Doméstico e Espaço Privado Como Fonte de Produção de Mercadorias e serviços
Gisélia Potengy e Vanilda Paiva
Nova Relação entre Educação, Economia e Sociedade
Vanilda Paiva
Inserção Alternativa de Setores Altamente Qualificados: metodologia e algumas conclusões
Organizadora: Mirian J. Warde
Tema Central
Política e Cultura na Produção da História da Educação no Brasil
Miriam Jorge Warde e Marta Maria Chagas de Carvalho
A Historiografia da Educação em Portugal e no Brasil: convergências e desafios
Bruno Bomtempi Júnior
Impressos Operários, Leitores e Práticas de Resistência
Célia Maria Benedito Giglio
Reforma Escolar, Pedagogia da Escola Nova e Usos do Impresso
Marta Maria C. de Carvalho e Maria Rita de A. Toledo
El Espacio y el Tiempo Escolares como Objeto Histórico
Antonio Viñao Frago
Notas Sobre o Ensino das Ciências na Escola Primária (França-séc. XIX e XX)
Jean Hébard
Outros artigos
Níveis de Comparação em Estudos Educacionais: diversidade de percepções a partir de diferentes literaturas e o valor das análises em multiníveis
Mark Bray e R. Murray Thomas
Contradição entre o Fundamento da Produção Burguesa (medida-valor) e seu Próprio Desenvolvimento. Máquinas, etc.
Karl Marx
Organizadora: Isabel Ribeiro de Oliveira
Tema Central
Reflexões Acerca da Contribuição da Experiência Brasileira para a Compreensão da Cidadania Democrática Moderna
Dominique Vidal
Algumas Questões Acerca da História dos Direitos Humanos
Giuseppe Tosi
Cidadania e Política de Direitos Humanos no Brasil
Isabel Ribeiro de Oliveira
Responsabilidade e Modernidade
José Maurício Domingues
O Movimento dos Direitos Humanos Chilenos: um complexo legado do regime autoritário
Louis Bickford
Outros artigos
Politica na Universidade
Egon Becker
Experiências de Aceleração - estamos inovando
Miguel G. Arroyo
Produção Enxuta : A dimensão micro-macro, emprego e estado de bem estar social
Peter Auer
Trajetória Profissional e Formas Identitárias: uma teorização
Didier Demazière e Claude Dubar
O mundo da Internet e a Construção do Mito do Bom Empreendedor
João Paulo Macedo Castro
Organizadores: Ana Maria Kirschner & Cristiano Fonseca Monteiro
Tema central
Notas Introdutórias a uma Sociologia da Empresa no Brasil
Ana Maria Kirschner e Cristiano Fonseca Monteiro
Mercado como Política: uma abordagem político-cultural das instituições de mercado
Neil Fligstein
A Identidade no Trabalho Ontem e Hoje
Renaud Sainsaulieu
A Mudança nas Empresas à Prova da Mundialização
Philippe Bernoux
A Formação Profissional na França, na Alemanha e no Japão. Três Tipos de Relação entre a Escola e a Empresa
Marc Maurice
Outros artigos
Nova era Capitalista e Percursos Identitários Alternativos
Vanilda Paiva e Vera Calheiros
Entre o Desemprego e a Engrenagem dos Empregos Precários
Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
Identidade Profissional em Tempos de Bricolage - Entrevista com Clude Dubar
Psicologia Social e Educação: a perspectiva pragmática de Gerorge Herbert Mead
Odair Sass
Lições do Fórum Social Mundial
Luiz Alberto Gómez de Souza
Entrevista com Vanilda Paiva Sobre a Nova Edição de Paulo Freire e o Nacionalismo Desenvolvimentista
Organizadora: Vera Calheiros
Tema Central
Relações de Trabalho e Carreira nos Anos 90 - tecnologia e flexibilidade na "Grande Rede"
Gisélia Franco Potengy
Formas de Gestão e Organização do Trabalho em Empresas de Tecnologia
João Paulo M. Castro
Apagando o Passado. Os Trabalhadores e os PDVs das Ex-Estatais de Telecomunicações no Rio de Janeiro
Filippina Chinelli, Célia S. Junqueira
Percursos Formativos na Nova Era Capitalista: do alternativo à busca da legitimidade profissional
Vanilda Paiva, Vera Calheiros, Elizabeth Paiva, Carla Soares
Outros artigos
A Moderna Escola do Estado-Nação
Carlota Boto
Da Qualificação Formal às Qualificações Tácitas: trabalho e educação em uma indústria de refino de petróleo
Vera Lúcia Bueno Fartes
Sociologia Industrial Crítica - Novos Desafios
Michael Schumann
A Campanha de Alfabetização da UNE (1960/1964). Entrevista com Aron Abend
Nota introdutória do Autor (2016)
I. Produção e qualificação para o trabalho (1989)
II. Mercantilização sem Fronteiras (2002)
III. O conceito de “Capital Humano” (2001)
IV. O mundo em mudança (2000)
Qualificação e Inserção Alternativa no Mundo do Trabalho:
a Sociologia do Trabalho para além da Indústria
Nova relação entre Educação, Economia e Sociedade
Educação e mundo do trabalho: notas sobre formas
alternativas de inserção de setores qualificados
Qualificação, Consumo e Estilos de Vida
Desmistificando as profissões
Qualificação, Crise do Trabalho Assalariado e Exclusão Social
Download
Notas sobre educação, dominação e emancipação: a influência dos educadores frankfurtianos em 1968 e a redescoberta de Siegfried Bernfeld.
Anotações para um Estudo sobre Populismo Católico e Educação no Brasil (1982)
Teses sobre a Igreja moderna no Brasil
Traduções:
Sistema Educacional, Sistema Ocupacional e Política da Educação — Contribuição à Determinação das Funções Sociais do Sistema Educacional – Claus Offe
Introdução à tradução alemã ao Discurso da Servidão Voluntária de Etiénne de la Boetie – Heinz Joachim Heydorn